quinta-feira, 24 de maio de 2007

Marítimo Lisboa Clube

Desde 2003 que o Marítimo Lisboa Clube dá oportunidade aos jovens do bairro da Bica e não só, de praticarem a modalidade de Luta Livre Olímpica e Luta Greco Romana. Este clube detentor de um grande palmarés desportivo e cultural

(atletismo, futebol,e marchas populares) este último ainda praticável e que todos os anos desfila categoricamente pela Avenida da Liberdade a encantar Lisboa e seus habitantes, acrescenta esta modalidade para continuar a oferecer uma vida saudável e demonstrar aos jovens, a importância de determinados valores éticos e morais, tão necessários na modalidade(s) como na vivência colectiva.

Está em curso então um projecto a longo prazo, conjuntamente com o projecto pessoal (Lutar e viver) do treinador Pedro Alves, e também o projecto (Onda Nova) da Junta Freguesia de São Paulo, para que em união se possa combater a ausência de hábitos desportivos na juventude, e ajudar estes jovens a crescer éticamente na sociedade.


PORQUÊ PRATICAR LUTA OLÍMPICA (WRESTLING)?




A Luta Olímpica é um dos desportos mais completos, seguros e divertidos que existem. É completo porque se desenvolvem todos os músculos do corpo, mas fundamentalmente o cérebro.
Para lutar, há que ser hábil, rápido, flexível e resistente, mas sobretudo há que ser inteligente.



É completamente seguro praticar Luta, porque a mesma tem um regulamento muito bem delimitado relativamente ao tipo de acções permitidas, e dos desportos de combate é o único onde estão proibidos socos, pontapés, estrangulamentos, luxações, ou qualquer outra acção que possa por em risco a nossa integridade física ou a do nosso parceiro.


Praticar Luta é muito divertido porque tem uma grande quantidade de técnicas diferentes (muitas delas espectaculares), porque se pode praticar de um modo recreativo ou de alto rendimento, porque dentro da preparação física especifica da Luta estão incluídos exercícios de distintas disciplinas como a ginástica, o levantamento de pesos, o atletismo, o rugby e muitíssimas outras expressões que fazem com que nunca te aborreças enquanto treinas.


Não importa se és homem, ou se és mulher, se pesas 29 kg ou 120 kg, se és alto ou baixo, se tens 10 anos ou 50, o importante é que tenhas vontade de praticar, já que a Luta Olímpica é um dos desportos mais democráticos que existem.

SABIAS QUE…



A Luta, enquanto modalidade desportiva, aparece sempre de braço dado com os Jogos Olímpicos, quer na Antiguidade Clássica, quer na Era Moderna.
A Federação portuguesa de Lutas Amadoras foi fundada em 1925, sendo a nona federação mais antiga do movimento associativo nacional.
Portugal tem inúmeras medalhas conquistadas em Torneios Internacionais, incluindo um Vice campeão da Europa de Juniores e um Bicampeão Olímpico de Luta para surdos(
Hugo Passos).
A Luta pode ser praticada por pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade ou tamanho.
A Luta é o desporto de combate onde dominas o teu adversário sem o magoar.


Gravura datada de 2400 A.C., Egipto




Torneio Internacional III Aniversário ALADS 2007:


Realizou se no passado dia 5 de Maio o Torneio Internacional III Aniversário ALADS 2007 no Pavilhão Gimno desportivo Municipal da Moita, onde esteve representada a Equipe de Luta Olímpica do Marítimo Lisboa Clube.
Excelente organização do evento, óptimos combates e mais um dia bem passado para os intervenientes e amantes desta modalidade.
A equipa do Marítimo Lisboa Clube apresentou se com os seguintes atletas: Fábio Silva, Rúben Miranda e Guilherme Tavares no escalão de Bambis; Fábio Pinho e Cláudio Santos no escalão Benjamins; Inês Gomes e Ricardo Conde no escalão Infantis; Irís Fernandes no escalão de Iniciados.


Classificação geral:

Fábio Pinho categoria de 27 kg 1º Lugar; Cláudio Santos 46 kg 3º Lugar; Inês Gomes 33 Kg 1º Lugar; Ricardo Conde 62 kg 1º Lugar e Iris Fernandes 49 kg 1º Lugar. Rúben Miranda e Guilherme Tavares não competem devido ao escalão etário não o permitir.

Muito Obrigado a TODOS!!!